sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Aulas de teatro são uma boa aposta para o desenvolvimento pessoal


       O Teatro Valdemar de Oliveira iniciou o curso de aulas para teatro pensando no aprendizado que as pessoas poderiam ganhar interpretando personagens. Atendendo a crianças, adolescentes e adultos, o Valdemar de Oliveira tenta formar atores teatrais e, principalmente, uma plateia que goste do que assiste. Com a ideia de que aprender teatro faz com que as crianças desenvolvam a capacidade de pensar e de agir, as aulas levam ao pequeno aprendiz o entretenimento e a informação de maneira mais fácil e eficaz. Juntando aulas de interpretação de texto e expressão corporal, o curso de teatro pode revelar artistas, como também, melhorar a interação interpessoal de cada pessoa.       
                                                                                                      
         A história do Teatro Valdemar de Oliveira - parte do “Teatro de Amadores de Pernambuco” (TAP) – começa quando o médico Valdemar de Oliveira, após participar de algumas peças do TAP, decide fundá-lo. Depois das peças realizadas pelo Teatro de Amadores, o grupo do Valdemar de Oliveira, conseguiu formarlizar sua própria identidade no ano de 1941. O fato deste médico juntar a qualidade artística com o público que o próprio construiu, foi o verdadeiro ponta pé inicial para os 70 anos de sucesso que o Teatro vem alcançando. Marcos Portela é quem, hoje, toma conta do espaço e ensina o curso para mais de 50 alunos, distribuídos em três turmas. Com 32 anos de carreira artística, ele monta um espetáculo por ano com as turmas que ele dirige. E apesar de muitas pessoas procurarem as aulas vontade de atuar em televisão, ele acredita que o espetáculo teatral não é o mesmo que encenar para uma novela, por exemplo. “As pessoas vêem propagandas de aulas de teatro na mídia e acham que aquele é o caminho para atuar em televisão. Mas teatro não é TV. Isso é outra coisa, embora nós saibamos que o curso é válido tanto para TV, quanto para cinema e palcos”, afirmou ele.

         Além do curso para teatro, o Valdemar de Oliveira tem o “Projeto Escola”, que é um projeto que visa a formação de público para teatro, já que há não há uma quantidade suficiente de incentivos para conservar a cultura teatral daqui do Recife. Enquanto que nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo o público é muito grande, aqui o número de pessoas na plateia é bem reduzido. “Nós acreditamos que dessa maneira vamos conseguir futuramente ter uma quantidade maior de pessoas que gostem de assistir peças de teatro. Tem gente que acha que não, mas esse projeto, com certeza, leva a uma boa formação de espectadores”, contou Marcos.

             Então, fica a dica para quem deseja fazer aulas de teatro: o Valdemar de Oliveira fica no bairro da Boa Vista, na Praça Oswaldo Cruz, nº 412. As aulas são nas segundas e terças-feiras, com turmas no período da tarde (das 16h30 às 18h30) e no período da noite (das 19h às 21h). Os telefones para contato são os: (81) 3222-1284 / (81) 3222-1222 / (81) 3222-1200.



Nenhum comentário:

Postar um comentário