terça-feira, 4 de dezembro de 2012

4 Vezes Nelson

A encenação busca resgatar o universo rodriguiano, trazendo temas como a infidelidade e as surpresas da mente humana que são abordadas nas personagens de Nelson Rodrigues.


O Grupo Arremedo traz á cena o espetáculo 4 Vezes Nelson que apresenta quatro crônicas da obra  "A Vida Como Ela É" do autor Nelson Rodrigues, mostrando quatro histórias que se cruzam numa conversa de bar, onde as personagens criam vida e contam suas histórias, gerando um clima de traição, desconfiança e sensualidade .


Os textos abordados são: Dama da Lotação, onde encontramos Solange, uma mulher casada que não consegue ser fiel ao marido e mesmo após esse descobrir, ela continua com suas escapadas causando uma grande vergonha para o marido. A segunda história traz a cena Marido Fiel, Rosinha uma esposa que confia na fidelidade do marido até o dia que Ceci sua vizinha questiona tal fidelidade e este desenrolar gera uma tragédia. Para a terceira crônica é abordado Casal de Três, que apresenta Jupira uma mulher desleixada no lar e com o marido e tudo muda quando ela se torna amante do melhor amigo do marido e este descobre e aceita tudo. Em Mártir em Casa e na Rua, vemos Durval homem que vive divido entre a esposa e a amante, tendo que jantar primeiro com uma depois com a outra, e isso o leva a uma situação insuportável. Após a conclusão dessa história o bar fecha e todos se vão.



Dia Mundial da AIDS

O dia 01 de dezembro é comemorado o Dia Mundial da AIDS. Os recifenses podem realizar testes rápidos e diagnosticar a doença de forma precoce.


O dia 1º de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data, segundo o site velhos amigos, procura reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

Entre os problemas do HIV, o preconceito e a discriminação contra as pessoas que convivem com HIV/Aids são umas das maiores barreiras no combate à epidemia. Segundo informações do G1, os testes rápidos de HIV serão realizados em todo o País e possibilitam saber, em aproximadamente meia hora, se a pessoa está ou não infectada pelo vírus. Os pacientes que procurarem um dos postos de atendimento também serão informadas sobre medidas de prevenção. Já as pessoas que forem diagnosticadas positivamente serão encaminhadas para serviços de referência, onde receberão o tratamento adequado

Serviço:
No Recife, a ação acontece no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio, no centro, onde serão disponibilizados exames para 400 pessoas. 

Outras informações sobre transmissão, tratamento e medidas de prevenção no sites:

Matéria no Fantástico: