O dia 01 de dezembro é comemorado o Dia Mundial da AIDS. Os recifenses podem realizar testes rápidos e diagnosticar a doença de forma precoce.
O dia 1º de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data, segundo o site velhos amigos, procura reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
Entre os problemas do HIV, o preconceito e a discriminação contra as pessoas que convivem com HIV/Aids são umas das maiores barreiras no combate à epidemia. Segundo informações do G1, os testes rápidos de HIV serão realizados em todo o País e possibilitam saber, em aproximadamente meia hora, se a pessoa está ou não infectada pelo vírus. Os pacientes que procurarem um dos postos de atendimento também serão informadas sobre medidas de prevenção. Já as pessoas que forem diagnosticadas positivamente serão encaminhadas para serviços de referência, onde receberão o tratamento adequado
Serviço:
No Recife, a ação acontece no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio, no centro, onde serão disponibilizados exames para 400 pessoas.
Outras informações sobre transmissão, tratamento e medidas de prevenção no sites:
Matéria no Fantástico:
Nenhum comentário:
Postar um comentário