Fotos: Bruna Monteiro
Aconteceu no último fim de semana a nona edição do festival No Ar Coquetel Molotov. Com incentivo cultural do Funcultura, o evento contou com atrações musicais e uma programação prévia estendida, que incluiu debates, feira cultural e a Mostra Play The Movie, que foi realizada no Cinema São Luiz, entre os dias 11 e 15 de setembro. A programação completa do festival reuniu workshops, shows, mostras de filmes e seminários. Além de debates sobre moda, consumo musical e produção de eventos que acontecem no auditório da Livraria Cultura.
Nos dias 21 e 22 de setembro, o No Ar passou a ocupar o tradicional espaço do Centro de Convenções da UFPE, atraindo mais de quatro mil pessoas por noite, que conferiram as novidades dos expositores da Feira Cultural e os shows com atrações nacionais e internacionais. Como todos os anos, o festival reservou um espaço em sua programação para apresentar ao grande público algumas novidades da cena musical do Recife. Neste ano, a oportunidade chegou para as bandas Tagore, The First Corinthians e Os Sertões.
Outras atrações pernambucanas ganharam destaque na programação, sendo nomes já reconhecidos nacionalmente a exemplo do pianista Vitor Araújo e do cantor Siba. Neste ano, o festival trouxe mais shows de lançamento de discos, uma vez que artistas como Lucas Santtana (BA) e Thiago Pethit (SP) apresentaram na ocasião o repertório de seus novos álbuns pela primeira vez no Recife. Aclamados grupos da cena independente nacional também vieram ao festival para tocar pela primeira vez na capital pernambucana, como o Garotas Suecas (SP) e o Madri (SP), formado por Marina Vello (ex-Bonde do Rolê) e Adriano Cintra (ex-CSS). Por fim, a cena de rock instrumental e experimental brasileira esteve bem representada no festival com shows dos grupos Galanga (MG) e ruído/mm (PR).
Blonde Redhead (EUA), Yeti Lane (França), The Mary Onettes (Suécia) e Rain Machine (EUA) foram as atrações internacionais que o No Ar Coquetel Molotov trouxe ao país em sua nona edição. Encerrando o evento, o festival teve a honra de celebrar junto com o público recifense os quarenta anos do querido disco “Acabou Chorare”, dos Novos Baianos, eleito pelos críticos da revista Rolling Stone como o Nº 1 dos 100 Melhores Discos do Brasil. Quem comandou a festa foi o cantor Moraes Moreira, que chegou ao palco do Teatro da UFPE acompanhado de sua banda. O show comemorativo do disco “Acabou Chorare” foi realizado apenas em algumas cidades do sul do país e é a primeira vez que chega ao Nordeste.
Depoimentos sobre o festival:
Flora Vieira, 18, Estudante.
“Finalmente tive a oportunidade de ir ao Coquetel Molotov, adorei os shows, Blonde Redhead foi sem dúvida uma grande descoberta pra mim, e um dos melhores shows da noite. Vitor Araújo mais uma vez encantou a todos com a sua intensidade e entrega ao tocar. Moraes Moreira era atração mais ansiosamente aguardada, com a comemoração dos 40 anos do Acabou Chorare, dos Novos Baianos,e extrapolou as
expectativas, emocionando todas as gerações presentes, e em sua maioria jovens, o que o fez, orgulhoso dizer: O mais bonito, é que quem ta comemorando os 40 anos do Acabou Chorare é a juventude brasileira, enquanto a gente fizer música ainda vai haver Brasil. Foi lindo!”
Osvaldo Paiva, 58, Engenheiro.
"Eu gostei muito do festival, foi minha primeira vez e achei bastante animado. O show de Moraes Moreira foi sem dúvida o melhor da noite, o mais animado e o único que conseguiu lotar o teatro. Fiquei impressionado como os jovens sabiam cantar todas as músicas de uma banda que era da minha época, os Novos Baianos, inclusive quem me levou ao show foram os meus filhos. Foi realmente muito bom ver esse encontro da juventude atual com a da minha época."
Um pouco da história do festival
De 2004 até hoje, o festival No Ar Coquetel Molotov percorreu uma gratificante trajetória. O festival, que nasceu no Recife em 2004, surgiu com a necessidade de se tornar um diferencial na região, primando por uma programação artística com shows de bandas novas e revelações. Esta sintonia entre público e produção fez com que o No Ar Coquetel Molotov tenha crescido gradativamente e tenha conseguido lotar a capacidade do local onde é realizado nos últimos anos.
O festival já trouxe ao Recife grupos como Beirut (EUA), Nouvelle Vague (França), Dinosaur Jr (EUA), Guillemots (UK), Peter Bjorn and John (Suécia), Tortoise (EUA), e Teenage Fanclub (Escócia), além de muitos outros. Crescendo a cada ano, o festival se torna sucesso entre público e crítica não apenas por sua programação internacional, mas também pela diversidade de suas atrações locais e nacionais.
Incentivo: Funcultura, Fundarpe
Secretaria de Cultura de Pernambuco Apoio:
Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco
Prefeitura do Recife
Consulado Geral da França
Institut Français
Bureau Export
Universidade Fora do Eixo
Fabrica Estúdios
Literato
7Arte
Mingus
TVU, MTV, Cepe,
Livraria Cultura
Ray-Ban, Vice e Revista Continente
Realização: Coquetel Molotov Produções
Nenhum comentário:
Postar um comentário