sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Caldeirão de cultura no feriadão da Independência


       O feriadão da Independência do Brasil, a área central do Recife recebe a primeira edição do Festival Nacional do Livro da Leitura e da Literatura. O evento, realizado pela Casa dos Escritores de Pernambuco (CEP) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores de Educação em Pernambuco (Sintepe), acontece no Parque 13 de Maio entre os dias 6 e 9 de setembro. Workshops, oficinas, shows musicais e o lançamento de onze livros de escritores pernambucanos marcam a diversificada programação que vai ser aberta com um Trajeto Literário – Procissão Poética –saindo da concentração na Praça Oswaldo Cruz, Boa Vista, seguindo pela Avenida Conde da Boa Vista até o Parque 13 de Maio, área central do Recife, onde acontecerá a abertura do evento.

Luciana Araújo, coordenadora do Festival, conta que a iniciativa do evento vem oferecer apoio a escritores de Pernambuco e favorecer o barateamento dos livros. “Para desfazer a idéia de que a população brasileira não tem o hábito da leitura”, afirmou. No parque serão montados 40 stands para a Feira do Livro, uma praça de alimentação, além de um auditório climatizado para 200 pessoas. As oficinas acontecem no Centro Integrado Escolar Luís Delgado (Cild) e na Escola Cisenando Silveira e irão atender todas as faixas etárias.

    A inscrição para o festival custa R$ 20,00, segundo a organização, a idéia inicial era de que não houvesse taxa, mas pela falta de incentivo do Governo do Estado a cobrança se tornou necessária. A coordenadora do evento destacou que o secretário de Educação enviou uma carta explicando que não havia interesse em participar do evento. “A intenção é democratizar a leitura e preservar da cultura, mas mesmo assim o governo não teve interesse no projeto”, relatou.




Inscrições pelos e-mails:
celeditora@hotmail.com
luaaparte@hotmail.com

2 comentários:

  1. Quem desejar cobrir o 1º Festival Nacional do Livro, da Leitura e da Literatura na próxima matéria do blog, fica a dica, programação completa do evento:
    http://www.festivalnacionalivro.eventize.com.br/index.php?pagina=3
    Abç,
    Karla Mello.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a iniciativa, mas é lastimável que o governo, que teoricamente deveria apoiar, se abstenha de contribuir um pouco mais.
    Geise Araujo.

    ResponderExcluir