Grandes artistas brasileiros completaram 70 anos em 2012 e receberam várias homenagens
O ano de
1942 foi fatídico para a música brasileira: nascia
Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Tim Maia, alguns dos maiores artistas nacionais e internacionais. Neste ano comemorativo de aniversário, não faltaram homenagens em forma de shows, coletâneas e regravações.
Com apenas 15 anos, Caetano Veloso lança seu primeiro disco junto a sua eterna parceira Gal Costa: "Domingo". No ano seguinte é vaiado ao cantar “É Proibido Proibir” no 3° Festival da Canção, em plena ditadura militar e em 69 é exilado em Londres.Os anos foram se passando e as composições, parcerias e histórias de Caetano Veloso só fizeram aumentar.
Além de disponibilizar toda sua discografia para streaming e download em seu
site oficial , Caê ganhou um disco de regravações, lançada no dia 7 de agosto - aniversário do cantor-, pela Univeral Music. O álbum “
A Tributo to Caetano Veloso” traz 16 faixas de Caetano interpretadas por artistas como
Marcelo Camelo, The Magic Numbers, Seu Jorge, Tulipa Ruiz, Mutantes e muitos outros. Dentre as músicas revisitadas, estão "You don't know me", "London London", "Araçá Azul" e "Força Estranha".
E para celebrar in memorium os 70 anos de Tim Maia, o músico e fundador da banda Talking Heads, David Byrne, organizou através de seu selo Luaka Bob Records uma coletânea de músicas raras do pai do soul brasileiro, "The Existential Soul of Tim Maia – Nobody Can Live Forever". Das 15 faixas presentes no disco, apenas 7 são em português – também as mais conhecidas do cantor. O álbum traz várias canções dos dois volumes do disco "Tim Maia Racional". Os álbuns foram considerados por muito tempo os discos mais raros do Brasil, junto ao "Paêbiru", de Lula Côrtes e Zé Ramalho e "Louco Por Você", de Roberto Carlos.
"Tim Maia Racional" volumes I e II foram gravados entre 1974 e 1976, quando o cantor entrou em contato com a
Cultura Racional profetizada por Manoel Jacintho Coelho em seu livro “Universo em Desencanto”. A explicação da criação do Universo e do porquê da vida na Terra eram os objetivos do movimento . Tim Maia incorporou esses ideiais na sua música e na sua vida: parou de beber, de fumar, de se drogar e levava uma vida saudável, contrário ao Tim Maia que estamos acostumados lembrar.
Como forma de homenagem pelos seus 70 anos, Gilberto Gil foi surpreendido em agosto com a exposição Gil 70, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, participou de um especial sobre sua carreira no programa Sem Censura e fez um show comemorativo em maio no Theatro Municipal do Rio. O show faz parte do projeto MPB & Jazz, com participação da Orquestra Petrobras Sinfônica, e será lançado em DVD.
Já
Milton Nascimento teve suas sete décadas de vida recém-completadas e se mostrou mais tímido e discreto nas comemorações. Mais vale ressaltar dois artigos que homenageam este grande cantor e compositor que teve a grande maioria de suas canções gravadas por
Elis Regina: um do Globo e outro da
Rolling Stone Brasil.