quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pernambuco tem um novo Centro de Artesanato


                 O Recife tem agora um Centro de Artesanato instalado na zona portuária da cidade, o Cape. O local foi inaugurado do mês de outubro passado e está localizado no Armazém 11, ao lado do Marco Zero. Ele é o maior do estado, e conta com um restaurante, mais de 16 mil peças em exposição de 500 artesãos locais, auditório, loja, mostra permanente e galeria de arte.

O Cape está dentro do projeto Porto Novo, que tem como principal ator o governo do estado de Pernambuco em parceria com a iniciativa privada que tem como objetivo a revitalização dos antigos armazéns do Porto do Recife. A meta do projeto até 2014 é viabilizar o funcionamento no local de um museu em homenagem a Luiz Gonzaga, centro de convenções, escritórios e terminal marítimo de passageiros.

Para o secretário de cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, o Cape é muito mais do que um centro de artesanato. “ o Centro de Artesanato de Pernambuco irá, em um breve tempo, se transformar em um grande espaço de convergência cultural brasileiro, pois tem todo o potencial pra isso. Pernambuco sempre foi um polo de cultura, e o artesanato é uma de suas principais fontes de manifestação”, destacou o gestor.


A obra foi fruto da parceria do governo do estado com a iniciativa privada e custou cerca de R$ 6,5 milhões. O projeto saiu das mãos do arquiteto Carlos Augusto Lira. Além de ser um novo espaço para os artesãos e artistas populares de Pernambuco, o Cape atrairá milhares de turistas de várias partes do país, do exterior e do próprio estado. No espaço haverá ainda ambientes decorados e planejados para que o visitante possa as obras em espaços como sala de estar, sala de jantar e quarto. Cada peça exposta no local terá uma etiqueta, onde estarão o nome do artesão, o telefone, o município de origem e o material do qual é feita. O horário de funcionamento será de 10h às 20h, e abrirá diariamente.

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário